Canoagem na Ilha

18/06/2018
Evento será o primeiro da modalidade no Brasil a ter uma janela de três dias para ser realizado.
Neste final de semana a cidade de Ilha Comprida (SP) será o palco para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2018. Entre os dias 15 e 17 de junho atletas de todo o país se reunirão para enfrentar as ondas e brigar pelo lugar mais alto do pódio.
A cidade litorânea de Ilha Comprida fica localizada no sul do Estado de São Paulo e é um banco de areia com 74km de extensão por 4 km de largura. É conhecida por ser um local de surf consistente, com ondulações de leste sul e sudeste. As ondas quebram para os dois lados e proporciona boas ondas durante todas as fases da maré. Mas, mesmo com toda a consistência do local, a organização do evento terá uma janela de três dias para realizar o evento. Com isso os organizadores esperam selecionar os dois melhores dias para que os participantes tenham o mar nas melhores condições possíveis para competir. Esse sistema já vem sendo implementado em competições internacionais e tem sua eficiência comprovada, mas é a primeira vez que isso é feito para um campeonato de Canoagem Onda no Brasil.
Os atletas que participarem do evento competirão em cinco modalidades: Waveski e Kayaksurf, nas categorias Iniciante, Open, Sênior, Máster e Gran Máster; e SharkPaddle, Ladies e Power Canoagem (atletas adaptados) na categoria Open.
As inscrições para a categoria Iniciante poderão ser feitas no local do evento e serão aceitos caiaques Creek ou outros sem quilha, além disso a organização terá equipamentos para empréstimo para pessoas que queiram experimentar a Canoagem Onda.
O campeonato Brasileiro de Canoagem Onda é organizado pela Associação Paulista de Waveski Surf – APWS, Prefeitura Municipal de Ilha Comprida com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e apoio de Diamond, Impulso, Viking Waveski, Xski, New Impact, Solamanzi, Kayaksurf.net e Santo Drop.

 

 

Fonte: sestaro.com.br